Vantagens da ampliação da licença-paternidade
Falamos no post passado sobre a bolsa paternidade hoje falamos sobre uma lei que é realmente importante e vai mudar a vida de futuros papais e mamães .
A lei foi sancionada em março de 2016,
com efeito a partir de janeiro de 2017, quer garantir benefícios que favoreçam o bom desenvolvimento infantil. Um deles é a ampliação da licença-paternidade para vinte dias. Mas será que a iniciativa pode mesmo fazer diferença na vida da criança?
A resposta é sim, o vínculo com o pai nos primeiros dias de vida têm ótimos reflexos na infância, adolescência e vida adulta.
Quais as vantajens de uma licença-paternidade de vinte dias:
Promove o desenvolvimento infantil, porque favorece um maior envolvimento dos pais no cuidado dos filhos. Esse envolvimento tende a continuar para além do período de licença, com reflexos importantes para a vida das crianças.
Favorece maior desenvolvimento cognitivo (processamento de informações, recursos conceituais, habilidade perceptiva, a aprendizagem de línguas e outros aspectos do desenvolvimento), melhor desempenho escolar.
Fortalece a amamentação. Crianças de pais que usaram a licença-paternidade têm mais chances de serem amamentadas no primeiro ano em comparação a filhos de pais que não utilizaram a licença.
Divide mais equilibradamente as tarefas domésticas entre mães e pais.
O que muda?
A licença-paternidade passa de cinco para vinte dias. Mas, para ter direito ao período ampliado, a empresa em que o pai trabalha precisa estar vinculada ao Programa Empresa Cidadã, do governo.
Todos os pais têm direito a 20 dias?
Não. Apenas os funcionários de empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã.
Se a empresa não fizer parte do programa, o pai tem direito a cinco dias apenas.
O que é o Programa Empresa Cidadã?
O Empresa Cidadã é um programa do governo. Ele foi criado em 2008, e já dava isenção de impostos para empresas que aceitem aumentar de quatro para seis meses a licença-maternidade de suas funcionárias.
A ampliação vale para quem adota?
Sim. Homens que adotarem filhos poderão ter a licença ampliada. Isso já valia para as mães.
Quais são as obrigações dos pais?
Durante a licença, os pais não podem exercer nenhum trabalho remunerado, ou perdem o direito.
Como a empresa pode entrar no programa?
Para entrar no Programa Empresa Cidadã, a empresa deve se inscrever no site da Receita Federal: Programa-empresa-cidada
Fontes: http://www.ebc.com.br, http://desenvolvimento-infantil.blog.br/
Deixe uma resposta